logo
  • 11 de abril de 2017
  • Cruz Alta
  • Comentários desativados em Ibama apreende 3,8 mil litros de agrotóxicos irregulares em Cruz Alta

Ibama apreende 3,8 mil litros de agrotóxicos irregulares em Cruz Alta

Agentes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio de policiais federais, apreenderam, ontem, 3.820 litros e mais 81 quilos de agrotóxicos com datas de validade vencidas, armazenadas em aproximadamente mil embalagens, em três propriedades rurais em Cruz Alta. A ação ocorreu durante fiscalização da Operação Ceres.
 
Conforme informações do Ibama, os agrotóxicos vencidos devem ser, obrigatoriamente, devolvidos às indústrias fabricantes. Isso porque, conforme os prazos constantes nas bulas, eles não são mais úteis à agricultura e se constituem em risco efetivo à saúde e ao meio ambiente.
 
Nos três casos flagrados, as multas aplicadas pelo órgão somaram mais de R$ 500 mil, e os produtos foram apreendidos. A manutenção, descarte ou uso de agrotóxicos vencidos constituem infração e crime ambiental.
 
Além da sanção de multa pecuniária, permanece a obrigação dos responsáveis em arcar com as devoluções, aos fabricantes, de todos os produtos apreendidos. O descarte deve ser comprovado junto ao Ibama, sob pena de novas sanções.

Foto: Heitor de Souza Peretti / Divulgação Ibama

F: Diário de Santa Maria
Share Button

Comments are closed.